domingo, 23 de janeiro de 2011

ARARA-AZUL-GRANDE

Nome científico: Anodorhynchus hyacinthinus
Nome popular: Arara-azul-grande. 
Tamanho: cerca de um metro de comprimento.
Peso: aproximadamente l.kg.
Local onde é encontrada: Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Bahia, sul
do Piauí e do Maranhão, Pará e Amapá.
Habitat: matas formadas por grandes palmeiras conhecidas como buriti,
matas localizadas às margens de cursos d'água e cerrados vizinhos a elas.
Motivo da busca: animal ameaçado de extinção!
Gigante entre as araras
Você sabia que a maior arara do mundo voa pelos céus do Brasil? E é bonita que só ela! A arara-azul-grande tem penas de um azul muito escuro, tanto que, de longe, elas parecem pretas. Além disso, sua cabeça é cheia de detalhes em amarelo: há um anel em torno dos olhos e, perto deles, na parte inferior do bico, uma faixa em forma de meia-lua.
Os machos e as fêmeas da arara-azul-grande são muito parecidos. Por conta disso, é difícil dizer quem é quem. Mas não se engane: a semelhança só é problema para nós. Para as aves, ela não causa confusão. Na hora de se reproduzir, quem disse que a arara-azul-grande se confunde? Machos e fêmeas se encontram e... iniciam o namoro!
No Pantanal do Mato Grosso, o período de reprodução da arara-azul-gran­de vai de julho a março. Os ninhos são construídos em cavidades encontradas nos buritis ou em outras árvores que têm o tronco oco, podendo ser reutilizados em outros anos. Ali, a arara-azul-grande põe de um a três ovos, que são chocados por cerca de um mês. E que ninguém tente se aproximar do ninho desta ave! Seja homem, seja bicho, o resultado é o mesmo: ela ataca para se defender!
A arara-azul-grande alimenta-se de sementes de frutas, principalmente, de cocos de palmeiras. Mas isso não impede que ela seja atraída também por árvores frutíferas, como mangueiras, jabuticabeiras, goiabeiras, laranjeiras e mamoeiros. No Pantanal do Mato Grosso, essa ave desce ao chão para colher coquinhos de um tipo de palmeira conhecida como acuri.A arara-azul-grande também tem o costume de abrir os cocos da macaúba, uma palmeira muito frequente no Brasil Central, usando um pedaço de madeira, que fixa ao seu bico.
O desmatamento e o comércio ilegal da arara-azul-grande são os motivos que a colocam na lista dos animais ameaçados de extinção. Embora sua compra e venda sejam proibidas sem licença especial, essa ave, por ser tão bonita e colorida, costuma ser procurada por pessoas que querem criá-la em cativeiro. A destruição de árvores que abrigam os ninhos da espécie e que servem como fonte de alimento para a arara-azul-grande também contribui para agravar a situação desse animal. A boa notícia, no entanto, é que você e seus amigos podem, sim, ajudar a impedir a extinção dessa bela ave. Como? Protegendo a natureza para que essa arara tenha sempre o que comer e onde fazer os seus ninhos.

Ramon Ventura.

Alline Storni e Maria Alice S.Alves,
Instituto de Biologia,
Setor de Ecologia,
Universidade do Estado do Rio de Janeiro

2 comentários: