segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

TATU CANASTRA


O tatu canastra, e o maior tatu do mundo,atualmente, mede, aproximadamente, um metro e meio de comprimento e pesa cerca de 40 quilos. Seria fácil encontrá-lo, se suas tocas não fossem tão grandes: elas chegam a medir mais de cinco metros de extensão, e o Priodontes maximus pode ficar lá escondido por mais de quinze dias.

Normalmente, o tatu-canastra escolhe ninhos abandonados de cupins ou formigas para construir sua toca. Suas unhas enormes e curvas- que podem medir até 20 centímetros, fazem dele um ótimo cavador. Para quebrar o ninho de animais, como formigas e cupins, e se alimentar, essa espécie de tatu usa sua língua comprida. Seu prato preferido são os insetos, mas, também, come aranhas, pequenas cobras, vermes e larvas. Tudo isso é mastigado com o auxilio dos seus 80 pequenos dentes.

Como a maioria das 20 espécie de tatus que existem, o tatu-canastra tem o corpo coberto por placas ósseas, como se fosse uma armadura, e possui poucos pêlos.

O Priodentes maximus é um animal solitário. Gosta de sair á noite para procurar alimento e namorar. Essa espécie pode ter até dois filhotes por cria.

Quando é incomodado, o tatu-canastra deita no chão com a barriga para cima e tenta se defender com as patas anteriores. Para escapar do perigo, é capaz de se enterrar em poucos minutos.

Devido ao desmatamento, o desenvolvimento das plantações e criações de gado, o habitat do tatu-canastra, bem como de muitas outros animais, vem sendo reduzido. A caça tem uma quantidade de carne abundante, também contribui para diminuir suas populações. Os serigueiros da Amazônia costumam até dizer que comer a carne desse tatu dá azar! Só se for para o próprio, não é mesmo!

Para evitar a extinção do tatu-canastra é preciso proteger os ambientes em que ele vive e, também, realizar estudos para se conhecer melhor os hábitos dessa espécie brasileira.

Ramon Ventura
revista chc.

2 comentários:

  1. o que e qual o porque do desmatamento e as plantaçoes e criaçoes do gado tem a ver com o reduzimento populacional desse animal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois bem. Devido ao desmatamento das florestas, para criações de gados. Isso reduz o ambiente onde o resmo necessita para sua sobrevivência. Com as devastações das florestas, isso diminuí a quantidade de alimentos, tais como; insetos, aranhas, pequenas cobras, vermes e larvas. E lembrando eles fazem suas tocas em ninhos de Formigas e cupins, que geralmente é em troncos de arvores ou próximas a ela. Então, sem arvore, sem alimento, sem habitat.

      Excluir