quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

MICO LEÃO DOURADO


Nome científico: Leontopithecus rosalia
Nome popular: Mico-leão-dourado.

mico-leão-dourado, Por causa de sua juba e de sua pelagem de cor entre o dourado e o vermelho, que facilmente se destaca no verde da mata, o leontopithecus rosalia acabou sendo popularmente conhecido assim.


O mico-leão-dourado possui mãos e pés alongados adaptados especialmente para agarrar os galhos quando ele anda pela floresta. Sua cauda, que tem cerca de 33 centímetros,é mais longa do que seu corpo e também serve para locomoção. Mesmo quando não se pode vê-lo, sua presença é facilmente percebida pelos assobios com que se comunica.
Essa espécie costuma andar em bandos de dois a oito indivíduos. Por serem muito organizados, em seus grupos os mais velhos cuidam dos mais novos. Cada macho só casa com uma fêmea e quando o filhote está para nascer o casal se separa do bando para ter mais tranquilidade. A cada gestação,que dura cerca de 120 dias, a fêmea do mico-leão-dourado tem de um a dois filhotes.

A alimentação do mico-leão-dourado é variada, incluindo tanto vegetais quanto animais. Frutas, pequenos vertebrados, insetos e,eventualmente, goma de algumas árvores estão no cardápio deste pequeno macaco que come com seus dentinhos pontudos.

No passado, o mico-leão-dourado era encontrado em toda baixada litorânea até o sul do Rio de Janeiro. Mas essa região de Mata Atlântica foi destruída rapidamente, o que restringiu a presença da espécie, basicamente, a uma reserva biológica. Fora a destruição de seu habitat, o mico-leão-dourado sofre com a caça ilegal. para combater o comercio proibido e evitar o desaparecimento não espontâneo das espécies, nunca devemos comprar animais selvagens para criar.

Imagine que para cada mico que é retirado ilegalmente da mata e cega á cidade para ser vendido, muitos outros morrem durante o transporte, que ocorre sempre em condições precárias.

Foi na Reserva biológica de Poço das Antas que os estudos com o mico-leão-dourado se iniciaram. A partir e 1984, os micos-leões-dourados nascidos em cativeiros foram reintroduzidos na natureza para aumentar as populações e a diversidade genética da espécie. Hoje,mais de 500 micos-leões-dourados já foram reintroduzidos, sendo que a maior parte nasceu na natureza. Essa ação permitiu salvar a espécie e devolver os micos-leões-dourados ao seu ambiente natural, a Mata Atlântica. Para mais informações sobre a espécie, acesse o site da associação Mico-leão-dourado:http://www.micoleao.org.br/

Ramon Ventura
Instituto de Biologia 
Departamento de Ecologia
Universidade do Estado do Rio de janeiro
Revista CHC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário