domingo, 16 de março de 2014

ESCORPIÃO RARO

Nome científico: Troglorhopalurus translucidus. 
Nome popular: escorpião.
Tamanho: 38 milímetros.
Local onde é encontrado: apenas na Gruta do Lapão, uma caverna localizada na região do estado da Bahia.
Hábitat: Chapada Diamantina 
Motivo da busca: animal ameaçado de extinção.

Baleias, golfinhos e tartarugas são alguns animais que ao serem anunciados como ameaçados de extinção nos levam a lamentar imediatamente. Mas o que você sente quando fica sabendo que um escorpião está sob risco de desaparecer do planeta?  Alívio? 

Não se culpe. Muita gente pensa que os escorpiões são mortíferos. Mas, na realidade, embora todos piquem e tenham veneno, a grande maioria dos escorpiões é inofensiva ao ser humano. E a picada não é mais do que a de uma abelha. No Brasil, somente duas espécies são potencialmente perigosas, o escorpião-amarelo e o marrom.
Tudo esclarecido? Agora, vale a pena conhecer um escorpião raro, encontrado apenas em uma caverna do Brasil. Trata-se de um aracnídeo com oito pernas e um par de pinças, como qualquer outro escorpião. Mas, ao contrário de seus parentes que vivem fora de cavernas, esta espécie tem cor rara: é esbranquiçada. A falta de pigmentação é uma característica comum a vários bichos que habitam ambientes escuros. 

Pouco se sabe sobre esse escorpião encontrado na Chapada Diamantina, na Bahia. No entanto, o importante é ter em mente que, da mesma maneira que os demais animais, os escorpiões fazem de uma teia alimentar - são alimentos para mamíferos, aves e até outros aracnídeos, e têm como presas os insetos e outros pequenos animais!

Baratas, por exemplo, fazem parte do cardápio desses aracnídeos, que injetam seu veneno para paralisar suas presas e facilitar sua alimentação. O ferrão do escorpião fica na ponta de sua "cauda" e serve, também, para ele se defender dos predadores. 

Em apenas algumas linhas, você descobriu que os escorpiões têm o seu papel na natureza. Por isso, é importante preservar o seu hábitat e estudá-los. É compreendendo os hábitos das mais diferentes espécies que o ser humano poderá viver em mais harmonia com elas, preservando o equilíbrio ecológico. 

Mas, tudo bem, ninquem quer topar com um escorpião em casa, correto? Para evitar isso, basta tomar medidas que façam os insetos também passarem longe. Não acumular lixo e entulho são dicas importantes, entre outras. Afinal de contas, as baratas, por exemplo, adoram sujeira desse tipo. E se elas aparecem, há chances de um escorpião vir atrás!


Ramon Ventura 
Rodrigo Hirata Willemart
Escola de Artes, Ciências e Humanidades
Universidade de São Paulo, e 
Felipe Bandoni Oliveira,
Colégio Santa Cruz.
Revista CHC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário