sábado, 22 de março de 2014

GAVIÃO POMBA

Nome cientifico: Leucopternis lacernulata.
Nome Popular: Gavião-pomba.
Tamanho: cerca de 45 cm de comprimento.
Local onde é encontrado: Paraíba, Alagoas e da Bahia a Santa Catarina.
Hábitat: florestas de baixa altitude da Serra do Mar.
Motivo da busca: animal ameaçado de extinção.

A Mata Atlântica já foi bastante desmatada. Atualmente, resta menos de um décimo de sua área original. Ainda assim, esse é um dos ecossistemas mais importantes do mundo, pela diversidade de plantas e animais que abriga. E é na Mata Atlântica que vive o Gavião-pomba.

Essa ave possui cauda curta e asas largas. Sua envergadura, medida de ponta a ponta da asa é de aproximadamente 85 centímetros. Quando está voando que ele é muito branco, com um desenho negro na parte externas das asas. 

Sua cauda também é branca, com parte inferior negra e uma faixa estreita na ponta da mesma cor. Quando esta empoleirado na borda das matas, ele é facilmente avistado, devido a coloração branca puro de sua barriga. É muito semelhante a plumagem do gavião-pombo nas fêmeas e nos machos. As aves mais jovens possui linhas muitos no alto da cabeça, as costas manchadas de branco e a cauda mais negra. 

O gavião-pombo na época de reprodução faz seu ninho em cima das arvores com galhos secos. Sua alimentação inclui insetos, aranhas e moluscos. A ave também pode alimentar de anfíbios, repteis, aves e mamíferos. Grande parte das áreas onde vive o gavião-pombo foi desmatada. Por isso esta ave está na lista dos animais em extinção no Brasil.

Infelizmente, não podemos ter de volta toda aquela mata exuberante que havia no Brasil há 500 anos. Mas podemos tentar recuperar parte dela e preservar o que ainda resta. Assim, colaboramos para que outras espécies de nossa fauna não sejam ameaçadas de extinção.


Ramon Ventura 

Adriano R. Lagos e
Maria Alice S. Alves 
Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes,
Departamento de Ecologia,
Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Revista CHC.

2 comentários:

  1. Olá, moro no litoral norte de SP e aqui no meu "quintal" vive um deestes Gavião-pombo. Faz anos observo ele próximo a minha casa. Gostaria de saber quanto tempo de vida tem este animal. Tem muitos anos que o vejo por aqui. Obrigada
    Luciana

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente não possua a idade certa, mas ultrapassa facilmente os 15 anos.

    ResponderExcluir