segunda-feira, 17 de março de 2014

TARTARUGA VERDE

A tartaruga-verde ou Aruanã, é uma das cinco espécies de tartaruga marinhas que existem no Brasil. (no total só existe sete espécies em todo o mundo). 

Seu nome científico é Chelonia Mydas, medindo de sua carapaça 71 centímetros a 1,50 metros, seu peso em média é de 250 quilos, mas pode atingir 350. Na costa do nosso Pais, ela costuma por seus ovos em trechos que vão do Para até o Sergipe e em ilhas oceânicas, como Fernando de Noronha, trindade e atol das rocas. 

Elas nascem com cerca de 20 gramas e correm para o mar logo após saírem de seus ovos. Este percurso é muito perigoso, existem diversos predadores em terra firme, no ar e na água. Quando eles entram na água, as tartarugas, dirigem-se a lugares mais seguros, como os bancos de algas flutuantes em mar aberto onde encontram alimentos e abrigo. Na época de reprodução as tartarugas fêmeas, quase sempre retornam à praia que nasceram, anualmente ou a cada dois ou três anos. Fazem os buracos na areia para pôr de 35 a 190 ovos. Depois retornam à água e não tem mais contato com os filhotes. Quando jovem as tartarugas-verde alimenta-se de pequenos moluscos, vermes, caranguejos, medusas e águas-vivas. Porem quando adulto alimentam-se de algas e grama marinha. 

A tartaruga-verde recebe este nome devido a gordura acumulada embaixo dela e dá um tom esverdeado. A tartaruga-verde está ameaçada de extinção a décadas a tartaruga vinha sendo caçada para servir de alimentos. A sua carne era muito apreciada assim como seus ovos. O que fez diminuir sua população, hoje a caça está proibida. De acordo com a Lei de Proteção à Fauna, em seu artigo 3º, dispõe que “é proibido o comércio de espécies da fauna silvestre e de produtos e objetos que impliquem a sua caça, perseguição, destruição ou apanha”. Destaque também para a Lei de Crimes Ambientais (Lei n.º 9.605/98), que em seu artigo 29 tipifica como crime matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes de fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida autorização ou permissão da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida. 

Ramon Ventura 
Revista chc.

3 comentários: