domingo, 23 de março de 2014

TICO TICO MASCARADO

Nome científico: Coryphaspiza melanotis.
Nome popular: tico-tico-mascarado, tico-tico-de-máscara-negra, tico-tico-do-são-francisco.
Tamanho: aproximadamente, 14 centímetros.
Local onde é encontrado: Em Campos de gramíneas no Distrito Federal e nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Paraná, além da Bolívia, Paraguai, Peru e Argentina.
Habitat: Campos com arbustos e Campos limpos.
Motivo da busca: animal ameaçado de extinção.

O tico-tico-mascarado, vive em regiões de capim alto, arbustos e arvores de pequenos porte. Á registros desta ave em campos de gramíneas no Distrito Federal e nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerias, São Paulo e Paraná, além da Bolívia, Paraguai, Peru e Argentina. 

Alimenta-se de grãos, frutos, sementes e insetos. Alimenta-se geralmente no chão. Ele apresenta uma faixa preta nos olhos, é arisco e raramente é avistado. Além da faixa preta nos olhos, um pouco mais acima, outra faixa, branca mais fina, o que ressalta mais a máscara do rosto. O restante da cabeça é preta, as costas e as asas são esverdeadas e o corpo mescla tons que variam do cinza ao negro. 

A cauda segue o padrão esverdeado das costas, mas por dentro ela é mais escuros, fazendo sobressair as pontas claras. Ela mede aproximadamente 14 centímetros de comprimento. O bico é bicolor, a parte superior é negra acompanhando o tom de sua máscara, e a parte inferior é amarela. Quando sente sinal de perigo ele parte velozmente. 

Os tico-tico-mascarado, reproduz entre os meses de Setembro a Dezembro, no qual constrói seus ninhos no chão. Esta ave corre o risco de extinção devido as queimadas podem atingi-los facilmente. Além das queimadas, a transformações dos campos em terrenos de pastagem, e plantio ameaça a existência desta ave, essas práticas eles perdem seus ovos e filhotes. Hoje, além das queimadas, a transformação dos campos em terrenos de pastagens e plantio ameaça a existência da ave, que pode ser extinta sem que se tenha melhores informações sobre ela.

Ramon Ventura 
Sávio Freire Bruno &
Ana Luiza Mello 
Setor de Animais Silvestres - Veterinária,
Universidade Federal Fluminense.
Revista CHC.

4 comentários:

  1. MUITO BOM AJUDOU MEU FILHO
    NA ESCOLA
    OBGD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que te agradeço meu irmão, obrigado pela visita em meu blog.

      Excluir
  2. MUITO BOM AJUDOU MEU FILHO
    NA ESCOLA
    OBGD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que te agradeço meu irmão, obrigado pela visita em meu blog.

      Excluir