quinta-feira, 20 de março de 2014

URUTAU

Urutau, Mãe-da-lua ou Pai-da-lua, seu nome cientifico é: NYCTIBIUS GRYSEUS. 

São aves exclusivamente de hábitos noturnos, dotadas de cabeça larga e achatada, bico e pernas pequenas e enormes olhos. As asas e a cauda são consideravelmente longas e o corpo robusto e musculoso. Alcança 37 centímetros de comprimento e uma envergadura de 85 centímetros. Um macho adulto pode de 160 a 190 gramas. 

Sua plumagem pode ser cinza ou marrom e o peito tem um desenho negro compactado. É uma ave que utiliza muito bem sua plumagem para se camuflar. Normalmente se passa por um pedaço de madeira, um galho de arvore ou mesmo troncos. Costuma ficar paralisado, não se assusta facilmente. 

O Urutau por possuir olhos grandes, poderia atrapalhar sua camuflagem, porem tem uma adaptação única chamada de “olho-magico” são duas fendas na pálpebra superior, as quais permitem que fiquem imóvel por longos tempos, observando os arredores mesmo de olhos fechados. Os Urutaus se alimentam basicamente de insetos que apanham em pleno voos, os grandes podem comer outros animais, como morcegos, lagartas e pequenos pássaros. A fêmea bota um ovo salpicado, numa cavidade natural do extremo de um tronco de arvore e choca em posição ereta. Macho e fêmea incubam o ovo por cerca de 33 dias e alimenta por 55 dias. Registram as regiões mais quentes do continente Americano. 


Seu canto é fantasmagórico. Muitos acham que esta ave traz agouro para a família, acabam ligando para a Polícia Ambiental, onde a ave é levada para o centro de triagem. A ave corre o risco de extinção, devido a destruição de seu habitat natural, derrubadas das matas, para criação de gato, para plantio e incêndios criminosos. Vídeo mostra Urutau ou Pai da Lua encontrado pelo ambientalista Aramy na zona Rural de Fagundes - PB. 

Ramon Ventura

Um comentário:

  1. Aos findos de minha casa em Paranavaí tem um Urutau que canta a noite toda, estou muito preocupada com ele porque tenho medo de ele sofrer alguma agregação e sei que é ameaçado. O que se pode fazer? Espero que ele fique bem apesar de ser área com mato, árvores e muitos insetos, sei é uma area de cidade.

    ResponderExcluir