quinta-feira, 17 de abril de 2014

FORMIGUEIRO DE CABEÇA NEGRA

O Formigueiro-de-cabeça-negra e uma ave pequena e muito rara, seu nome cientifico é Formicivora Erythronotos. O Formigueiro-de-cabeça-negra só ocorre no estado do Rio de Janeiro, entre os municípios de Angra dos Reis e Paraty. 

Os machos são predominante negros, com exceção do dorso ruivo e dos pequenos pontos brancos que formam duas listras verticais em suas asas. As fêmeas, embora também apresentem as costas com esse tom avermelhado e os pontos brancos nas asas, são pardas no restante do corpo. 

Alimentam-se de pequenos insetos, que capturam nas folhagem e nos ramos de arbustos mais próximos ao solo. A reprodução dessa espécie ocorre entre agosto e fevereiro. Eles constroem seus ninhos em espécie de cestos pendurado em arvore ou arbusto próximo do chão, que são feitos com fibras vegetais e raízes, presas em forquilhas horizontais, onde geralmente são colocados dois ovos. Quando esta ave se estabelece em um território, o macho defende vigorosamente o espaço. 

Usa seu canto para espantar o invasor, defende seu alimento e sua parceira se preciso realiza uma perseguição. Esta ave mede aproximadamente 11 centímetros de comprimento. O Formigueiro-de-cabeça-negra, corre o risco de extinção devido a construção de casas e veraneio, por serem próximas a praias. 

Ramon Ventura
Revista chc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário