quinta-feira, 16 de outubro de 2014

PITANGATUBA

Nome Popular: Pitangatuba Nome científico: Eugenia Selloi Família: Myrtaceae. Onde Ocorre: Restingas do Rio de Janeiro e do Espírito santo. 

A pitangatuba é um arbusto de até dois metros de altura, de copa mais o menos rala e de formato oval. Pode passar quase despercebida no meio da vegetação, mas os antigos habitantes do Brasil já apreciavam seus frutos, que têm perfume forte e são muito saborosos. 

As aves também gostam bastante de comer as pitangatubas. Embora seja parente das pitangas, em sua forma e aparência externa a pitangatuba lembra mais uma carambola em miniatura: alongada, de cor amarela-esverdeada, com gomos. A pitangatuba é naturalmente encontrada nas restingas do Sudeste do Brasil, especificamente, nos Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. 

Restingas são formações vegetais que ocorrem junto ao litoral, em Solos arenosos, e são considerados ecossistemas associados á Mata Atlântica. Imaginem que do mesmo modo que a pitangatuba muitas outras espécias vegetais ainda pouco conhecidos habitam as restingas que resistem no Litoral do Brasil. Por isso, preservar as restingas significa guardar um enorme patrimônio do nosso País. 

Ramon Ventura
Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ.
Revista chc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário