sábado, 14 de março de 2015

CUXIÚ PRETO

 (Foto-Fábio N. Manfredini)
É um Macaco único. Seu nome cientifico é Chiropotes Satanás, seu tamanho é em média 40 centímetros de corpo 40 centímetros de cauda. Pesa em média de três a quatro quilos. Encontra-se em parte da Amazônia, no leste do Estado do Pará e no oeste do Estado do Maranhão. A maior parte de seus pelos são pretos, e tem um rabo comprido e peludo, parecendo um espanador. Passa o dia saltando nas copas da árvore altas, ele se alimenta de flores, brotos, insetos, aranha e frutas. 

Os Cuxiú-preto tem músculos na face, que são bem fortes, estes músculos formam no alto da cabeça, duas pontas cobertas de pelos, no queixo tem uma barba grossa, que são presentes nas fêmeas e nos machos. Eles vivem em grandes grupos de até 40 indivíduos. De vez em quando, estes grupos se dividem em grupos menores, para evitar a concorrência por comidas, os números de machos e fêmeas são bem equilibrado. 

Os cuxiús se dão bem com outras espécies como o Macaco-prego e o Macaco-de-cheiro, essa pode ser a maneira de reforçar a vigilância contra seus predadores, que são as cobras, gaviões e onças, e também para localizar comida. O Cuxiú-preto está ameaçado de extinção devido a caça, a gente que come sua carne e vende seu rabo como espanador. E devido o desmatamento e a destruição das matas.

Ramon Ventura
Revista chc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário