sábado, 29 de abril de 2017

MORCEGO VERMELHO

(Foto: Reprodução)
Nome científico: Myotis ruber.
Nome popular: morcego-vermelho.
Tamanho: de 67 a 72 milímetros da ponta do focinho a ponta da cauda.
Peso médio: de cinco a nome gramas, aproximadamente.
Local onde é encontrado: no sudoeste e sul do Brasil, assim como em determinados locais da Argentina e do Paraguai.
Habitat: matas e áreas de brejos.
Motivo da busca: animal ameaçado de extinção!

Ele tem pelos avermelhados, asas compridas e estreitas, perfeitas para das mais velocidade e agilidade no voo. Gosta de sair à noite e se vier na direção de seu pescoço... saiba que deve estar vendo algum mosquito pousado nele! O morcego-vermelho não tem hábitos parecidos com os do protagonista da história do Conde Drácula. Como a maioria dos morcegos, ele não está nem aí para o seu pescoço. Sua dieta é de sangue, mas de insetos!

Moscas, besouros, cupins, mariposas. Esses, sim, devem temer ao morcego-vermelho. Seus dentes são adaptados a quebrar o exoesqueleto, uma camada que fica por fora do corpo dos insetos.

Como são animais mais ativos à noite, morcegos em geral passam o dia descansando em abrigos como ocos e folhagens das árvores, frestas em rochas e construções feitas pelo homem.

O morcego-vermelho normalmente é encontrado em pequenos grupos de cinco a 20 indivíduos. Na reprodução, a fêmea só gera um filhote a cada gestação, que dura quase três meses, sempre na primavera. Mamíferos que são, os filhotes desta espécie mamam em sua mãe por cerca de dois meses.

(Foto: Reprodução)

O morcego-vermelho é muito sensível às mudanças no ambiente provocadas pelo homem, como o aumento da poluição, o desmatamento e a destruição das matas onde vive. Para que se conheça ainda melhor a espécie e para que haja um equilíbrio da cadeia alimentar, são de grande importância a recuperação e a proteção dos locais onde ela é encontrada.

Ramon ventura.
Adriana Bocchighieri,
Universidade de Brasília e
André Faria Mendonça,
Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Revista CHC. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário