terça-feira, 18 de abril de 2017

TATU BOLA

Nome científico: Tolypeutes tricinctus.
Nome popular: Tatu-bola (ou tatu-bola-da-caatinga).
Tamanho: do focinho à cauda, aproximadamente 25 centímetros.
Pesa cerca de um quilo e meio.
Locais onde é encontrado: estados do Nordeste e Centro-Oeste.
Habitat: na Caatinga e no Cerrado brasileiro.
Motivo da busca:  animal ameaçado de extinção!

É fácil reconhecer um tatu pela dura carapaça que esse animal tem na região das costas. O tatu-bola, como os demais tatus, apresenta também a carapaça protetora, mas tem outra defesa bem original: ele se enrosca, assumindo a forma de uma bola quase perfeita! Pensou no mascote da copa do Mundo? Pois acertou em cheio.

O símbolo da Copa do Mundo de 2014 foi o tatu-bola. Também chamado de tatu-bola-da-caatinga, este animal só ocorre no Brasil e está, atualmente, ameaçado de extinção. Diferentemente de outros tatus, suas garras bem desenvolvidas não são adaptadas para cavar o solo e fazer tocas. Para se defender, ele se esconde na toca dos outros tatus ou faz o que acabamos de descobrir – dobra seu corpo a ponto de se tornar uma esfera muito resistente pelas placas ósseas da sua carapaça.

O tatu-bola tem outros aspectos curiosos: ele caminha sobre as pontas de suas garras. Além desse jeito de bailarino, anda quase trotando, padrão típico dos animais que se locomovem com velocidades moderadas. A fêmea do tatu-bola tem de um a dois filhotes por ninhada. A dieta desta espécie inclui algumas plantas e insetos, especialmente formigas e cupins.

Nos últimos trinta anos, avistar esse morador do Brasil é algo cada vez mais raro. Embora consiga driblar seus predadores naturais com a sua capacidade de se enroscar, o tatu-bola é presa fácil para os caçadores da região, que o capturam para comer sua carne.

Para agravar mais ainda a situação, a Caatinga, habitat natural do mascote da Copa, é um bioma muito ameaçado pela extração de madeira, seja para uso como carvão, seja para abrir espaço para a agricultura, uma vez que o solo, embora seco, é muito nutritivo.

Aproveitando que a atenção das pessoas ficou voltado para o Fuleco, o mascote da Copa, e divulgue o que você descobriu sobre esse animal.


Ramon Ventura
Rafael Alencar Bandeira e Silva,
Mariana Fiuza de Castro Loguercio e
Oscar Rocha Barbosa.

Laboratório de Zoologia de Vertebrados – Tetrapoda,
Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3 comentários:

  1. bom esta tudo otimoo
    mas porque ele esta em extinção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devido a caça ilegal, para o consumo de sua carne, e também, devido a

      caçadores da região, que o capturam para comer sua carne, e devido a Caatinga, habitat natural do Tatu Bola é um bioma muito ameaçado pela extração de madeira, seja para uso como carvão, seja para abrir espaço para a agricultura, uma vez que o solo, embora seco, é muito nutritivo. Essas coisas tem contribuído para que o animal entre na lista de ameaçados.

      Excluir