quarta-feira, 24 de maio de 2017

CHOQUINHA PEQUENA

(Foto: wiki aves)
Nome científico: Myrmotherula minor.
Nome popular: Choquinha pequena.
Família: Formicariidae.
Classe: Aves.
Ordem: Passeriformes.
Tamanho médio: Cerca de 8,4 Centímetros.
Local onde é encontrado: Na Bahia e no Sudeste do Brasil, de Espirito Santo, São Paulo e Santa Catarina no Bioma Atlântica.
Habitat: Vive em florestas primárias e em vegetação de crescimento secundário mais antigas, em regiões úmidas com ocorrência de bromeliáceas epífitas e musgos nas árvores.
Motivo da Busca: Animal ameaçado de extinção!

De Coloração cinza-escura, garganta negra e asas pontilhadas de branco. Com ocorrência restrita às matas do Sudeste do Brasil, possui registros duvidosos na região Amazônica. A espécie é encontrada geralmente em altitudes inferiores a 300 metros, embora tenha sido registrada de 780 metros a 900 metros. Pouco se sabe a respeito de sua biologia. Já foram observados indivíduos solitários forrageando nos estratos inferiores e média das matas e também em bandos pequenos, geralmente com seu congênere M. axillari. De acordo com Whitneu S Pachoco (1995) a espécie é quase sempre registrada próximo à água, tanto em florestas alagadas quanto nas proximidades de cursos de água corrente. Por se tratar de uma espécie de ocorrência no bioma da Floresta Atlântica, habitando principalmente florestas de baixada (abaixo de 300m), sujeitas a forte pressão antrópica.

Mede 8,4 cm de comprimento. O macho apresenta coloração em geral cinza-chumbo, garganta e peito negros e o encontro das asas tem penas brancas e pretas. A fêmea possui a cabeça e parte do dorso cinzas e o corpo é marrom claro. Tem ocorrência sintópica com a Choquinha-cinzenta (Myrmotherula unicolor), a cuja fêmea se assemelha muito.

A Choquinha pequena se alimenta de insetos que encontra vasculhando a galharia de arbustos no sub-bosque úmido, ou na galharia médio-inferior de árvores maiores cobertos de densa vegetação composta por plantas lianas (geralmente Poaceas), à meia altura. Acompanha bandos mistos com frequência de onde tira vantagem, pois captura os insetos afugentados pelas aves maiores e encontra segurança para forragear na vegetação mais aberta.

É uma ave rara e ameaçada pelo desmatamento, pois depende muito de um habitat conservado e áreas com vegetação primária ou pouco alterada pelo homem. Apesar disso, é uma ave muito dócil, de índole tranquila e que costuma ficar bons minutos pousada espreitando o observador, ou permanece forrageando calmamente a distâncias relativamente curtas de quem a observa, diferente das outras espécies da família que apresentam comportamento irrequieto, inclusive de sua congênere Myrmotherula unicolor. O macho responde imediatamente ao playback da espécie, tanto gravado, quanto assobiado. A fêmea, é mais discreta e parece espreitar o que acontece em distâncias mais seguras. Segue bandos mistos grandes, preferencialmente com Habia rubica como espécie nuclear, além de alguns Furnariídeos.


Infelizmente a espécie encontra-se altamente ameaçada, devido a destruição de seu habitat, seja ela por, desmatamento de suas arvores pela extração de madeiras, criação de pastos para gados, como também para plantações.

Ramon Ventura
Com informações wikiAves

Nenhum comentário:

Postar um comentário