quinta-feira, 11 de maio de 2017

PICA PAU DE CARA AMARELA

Nome científico: Dryocopus galeatus
Nome popular: Pica-pau-de-cara-amarela
Família: Picidae
Ordem: Piciformes
Tamanho médio: 29cm.
Local onde é encontrado: De São Paulo a Rio Grande do Sul
Habitat: Matas de baixada no Rio Grande do Sul, e de regiões serranas no Paraná.
Motivo da Busca: Animal ameaçado de extinção!

Também conhecido como pica pau cara de canela, o animal de nome científico Dryocopus galeatus faz parte de uma lista grande de pica paus – como o pica pau branco, pica pau anão, pica pau do campo, entre outros.

A ave da família Picidae, talvez o menos conhecido dentre os demais, pela falta de pesquisas, estudos e informações sobre o animal. No entanto, esse tipo de pica pau se destaca em muitos quesitos dos demais.

Dentre seus diferenciais estão o seu tamanho e a sua pelugem, é um animal de grande porte, que pode chegar a 29 centímetros. A ave possui diversas colorações ao longo de seu corpo, com o peito marrom, borrado de branco e a barriga preta. Já a sua face, pela qual é conhecido, é composta por uma coloração marrom, preto e bege, o que lhe confere um aspecto sujo e pouco amigável.

Exclusivo da Mata Atlântica, o animal pode ser encontrado em São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, no Brasil, bem como em algumas regiões do Paraguai e Argentina. Para se reproduzir, o pica pau de cara amarela faz seu ninho em árvores a apenas 3 metros do solo.

O animal entrou na lista de animais ameaçados de extinção do Ministério do Meio Ambiente porque não existem registros de aves vivas. No Brasil, as últimas notícias que se tem são da década de 1940, em Santa Catarina e na de 1950 no Paraná. No entanto, o registro mais recente do pica pau de cara amarela vem da Argentina, quando um exemplar da espécie foi visto na cidade de Prissiones, em 1970.

Para especialistas, as causas são simples e envolvem as ações humanas. Isso porque, por habitar muitas regiões serranas, o animal sofreu com construções de estradas, ferrovias, entre outras, que o fizeram sofrer com a perda de seu habitat e, consequentemente, de sua população.

Além disso, o desmatamento também foi um fator decisivo na redução da espécie, já que o animal alimenta-se, basicamente, de insetos na casca e interior de árvores. Logo, com as queimadas e a ausência das mesmas, a espécie ficou sem alimento, ocasionando a morte de muitos animais.

Mas atualmente, internautas tem divulgado informações, de que este animal tem aparecidos em suas residências, felizmente uma ótima notícia, não acham!

Ramon ventura

Com informações do Pensamento verde.

10 comentários:

  1. Vi hj um pica pau cara amarela em Teresópolis RJ.

    ResponderExcluir
  2. sempre vejo aqui no condominio onde moro... vou tirar fotos da próxima vez... nao sabia da historia dele.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Eu também vi um em Florianópolis esse fim de semana, fazendo uma trilha!

      Excluir
  4. Em um sítio atraz da minha casa tem tambem. Hoje pela manhã eu o vi, em uma árvore. Tenho casa em Jurerê
    Trasicional - Florianópolis- Sc

    ResponderExcluir
  5. Hoje vi um pica pau de cara amarela aqui em Vitória,ES.

    ResponderExcluir
  6. Aqui no terreno da minha casa tem um casal com filhotes, pica pau da cara amarela

    ResponderExcluir
  7. Hj eu vi um Pica Pau de cara amarela em uma arvore no bairro da Lapa - SP achei muito lindo e ao mesmo tempo fiquei espantado com uma ave dessa, que dizem que esta em extinção, em plena cidade grande ...

    ResponderExcluir
  8. Avistei um hj em meu sítio,
    Interior de Eneas Marques Paraná

    ResponderExcluir
  9. Fotografei um em Taubaté SP, comendo caqui.

    ResponderExcluir