segunda-feira, 15 de maio de 2017

ROLINHA DO PLANALTO

(Foto:  Rafael Bessa)
Nome científico: Columbia cyanopis.
Nome popular: Rolinha do planalto.

Família: Columbidae.
Ordem: Columbidae.
Tamanho médio: 15,5 cm.
Local onde é encontrado: Mato Grosso (Cuiabá), Sul de Goiás (Rio Verde) e Oeste de São Paulo (Itapura) e Distrito Fedederal.
Habitat: habita campos sujos, campos cerrados e cerrados.
Motivo da Busca: Animal ameaçado de extinção!

A rolinha do planalto é uma ave Columbiforme da família Columbidae. Também conhecida como rolinha-brasileira ou pombinha olho azul.

É uma ave endêmica do Cerrado. Conhecida originalmente de cinco espécimes coletados no Mato Grosso (arredores de Cuiabá) em 1823-1825, foi posteriormente encontrada em Itapura, São Paulo, em 1904 (um espécime) e no sudeste de Goiás em 1940-1941 (dois espécimes). Uma pequena população, com até 12 aves, foi descoberta em junho de 2015 pelo ornitólogo Rafael Bessa em um campo rupestre no interior de Minas Gerais. Os dados de biologia obtidos a partir dessa redescoberta desafiam por completo alguns alegados registros recentes para Mato Grosso (década de 1980), em campo de arroz, e Mato Grosso do Sul, no campus da UFMS e em companhia de Columbina talpacoti. Relatos de que ocorre na Serra das Araras, Mato Grosso, são desprovidos de comprovação e, embora menos improváveis do que os anteriores, são igualmente sujeitos a questionamentos.

É um pequeno columbídeo com tamanho entre 15,5 e 17 centímetros de comprimento e cor predominantemente castanha.

Apresenta cabeça, pescoço e nuca de coloração castanho-avermelhada. O peito é castanho. O ventre também é castanho, porém apresenta esta coloração diluída. Crisso e penas subcaudais são brancos. O dorso é marrom e suas asas são acastanhadas, apresentando marcações em tonalidade azul-cobalto metálico sobre as coberteiras marrom-acastanhadas. As rêmiges primárias são marrom-acinzentadas e mais escuras que as rêmiges secundárias. O uropígio é marrom e as penas supracaudais são longas e castanho-avermelhadas, da mesma coloração apresentada na cabeça da ave. As retrizes são escuras, de coloração marrom-acinzentada e apresentam na porção terminal da face inferior uma estreita borda de coloração clara.

Os olhos são pequenos, como é característico das aves do gênero Columbina, e possuem coloração azul-escura conspícua. Bico cinza enegrecido, tarsos e pés rosados. As cores da fêmea são mais claras, principalmente nas partes inferiores. As crias apresentam manchas amareladas nas asas. Espécie afim: rolinha-roxa (Columbina talpacoti).

Esta espécie é muito rara, com recentes registros em somente três localidades, sugerindo que o total populacional seja extremamente pequeno e severamente fragmentado.

Um contínuo declínio é inevitável dadas as rápidas taxas de perda de habitat na região de ocorrência. Este fatores qualificam a espécie como: Criticamente ameaçada. 

A destruição massiva do Cerrado Brasileiro é a principal ameaça à existência desta espécie rara. A formação de pastagens para pecuária e agricultura e queimadas anuais são as principais causas da devastação de seu habitat.

Ramon ventura
Wikiaves.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário