sábado, 26 de agosto de 2017

ARARAJUBA

Nome popular: Ararajuba.
Nome científico: Guaruba guarouba.
Tamanho: cerca de 35 centímetros, do bico à cauda.
Peso: aproximadamente, 250 gramas.
Local onde é encontrado: Maranhão, Pará, Sul do Amazonas e registros recentes para Mato Grosso e Rondônia.
Hábitat: florestas.
Motivo da busca: animal ameaçado de extinção

A ararabuja pertence à família Psitacideae, é parente de araras, papagaios, periquitos e jandaias. Aliás, ela poderia ser confundida com os papagaios, não fosse a sua cauda mais cumprida.

Essa ave ocorre apenas no Brasil e sua plumagem parece uma homenagem às cores do país: o corpo é amarelo-gema e as asas, verde-bandeira. Por possuir as duas principais cores da bandeira nacional, foi sugerida como ave símbolo do país, mas perdeu o título para o sabiá por ter a distribuição mais restrita à região amazônica, enquanto o sabiá ocorre em quase todas as regiões do país.

Embora a ararajuba seja uma ave de beleza muito exuberante, pouco se sabe sobre seus hábitos e sua relação com o meio ambiente. Isso porque ela gosta de se embrenhar na floresta, o que dificulta a observação por parte dos pesquisadores. Sabe-se, porém, que esta é uma ave muito sociável, gosta de andar em grupos até durante a reprodução, que ocorre entre outubro e fevereiro.

A ararajuba constrói seus ninhos em ocos de árvores altas, que chegam a ter 40 metros de altura - são árvores maduras, de madeira de lei, que levam séculos para atingir esse porte e, quando velhas, formam ocos. A abertura do ninho é situada a, aproximadamente, 30 metros de altura. o angelin é umas das árvores mais utilizadas por essa ave para fazer ninhos e dormitórios.

Na natureza, a ararajuba costuma colocar de quatro a cinco ovos, sendo que apenas dois a três filhotes sobrevivem. Os ovos são chocados por, aproximadamente, 25 dias. Depois que nascem, os filhotes levam cerca de dois meses para voar. Alguns casais cuidam sozinhos da alimentação de seus filhotes, mas é comum que outros membros do grupo os ajudem com essa tarefa.

Os adultos não dormem com os filhotes quando estão no ninho, mas em uma árvore próxima e retornam ai ninho pela manhã. Os membros do grupo defendem o local de nidificação atacando outras espécies que dele se aproximem. Aparentemente, os tucanos são os principais predadores de ovos e filhotes.

Todos os membros do grupo de ararajubas dormem juntos, ocupando uma mesma cavidade de árvore (dormitório). O tamanho do grupo varia de dois a sete indivíduos, incluindo os filhotes que já deixaram os ninhos. Esse grupo é chamado nuclear. Os indivíduos de um grupo nuclear - que dormem e realizam atividades do dia-a-dia juntos - podem voar com outros, formando bandos de até 30 indivíduos. 

A ararajuba alimenta-se, principalmente, dos frutos da maravuvuia - também chamada de dima -, como o murici, a bacaba e o anani.

As principais ameaçadas à existência da ararajuba são a captura de filhotes para comércio ilegal - a beleza da plumagem da espécia a faz cobiçada para esse tipo de atividade proibida por lei - e o desmatamento do ambiente em que vive. A derrubada das árvores na região amazônica, que tem ocorrido mais intensamente na porção que coincide com a área de ocorrência da ararajuba, além de reduzir os locais disponíveis para reprodução e abrigo desta espécie, é a maneira mais comum de se capturar as aves.


Ramon Ventura
Maria Alice S. Alves
Departamento de ecologia,
Universidade do estado do Rio de Janeiro.
Carlos Yamashita,
IBAMA, São Paulo.
Revista CHC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário